Limpeza e Regulagem dos Carburadores
Escrito por Alessandro Roberto Fuchs
20-Dez-2008
Vamos mostrar nesse passo a passo, como efetuar a limpeza e regulagem do carburador Keihin VE que equipa as motos Honda XR 250 Tornado, NX 350 Sahara e NX 4 Falcon. Os carburadores da linha VE tem como característica o acionamento à vácuo do pistonete, cabendo ao cabo do acelerador acionar apenas a borboleta. Outra característica desses carburadores é a falta de regulagem da agulha do pistonete e da altura da bóia.
PASSO-A-PASSO DO PROCESSO
Ferramentas necessárias:
•Chave de fenda média
•Chave de fenda pequena;
•Alicate;
•Chave Philips;
•Chave de boca 14,0mm;
•Chave estrela ou de boca 8.0mm
•Paquímetro.
Para retirar o carburador da moto, solte as braçadeiras dos dois coletores. Com uma chave de boca, desrosqueie o cabo do afogador e puxe o pistonete para fora. Aproveite para verificar o estado do pistonete quanto a desgastes e substitua se necessário. Solte os cabos de acelerador e retorno do tambor (acionador) da borboleta.
Procedimento:
Drene o carburador pelo parafuso de dreno da cuba, ou coloque o carburador na posição horizontal, para que a gasolina seja expelida pelo duto de respiro.
Passe um jato de água pelo carburador para retirar a sujeira mais grossa.
MANGUEIRAS
Retire a mangueira da válvula de corte do ar. Ela está presa em dois pontos: Na tampa da válvula e no venturi do carburador. Retire a mangueira de respiro do corpo do carburador (lado esquerdo) e a mangueira de dreno da cuba (parte de baixo do carburador).
Inspecione:
•Integridade das mangueiras.
•Se a mangueira da válvula de corte do ar apresentar qualquer tipo de dano, mesmo que seja um pequeno furo, irá comprometer o funcionamento do carburador.
CÂMARA DE VÁCUO
Segure o carburador na horizontal e mantenha o dedo indicador sobre a tampa da câmara de vácuo. Isso se faz necessário por que há uma mola comprimida por esta tampa. Remova os quatro parafusos.
Retire a tampa e a mola. A seguir, retire o diafragma/pistão de vácuo, empurrando o pistonete para cima com o dedo;
Para retirar a agulha do pistonete, use uma chave Philips para girar o suporte de agulha no sentido anti-horário.
Atenção! O suporte da agulha tem uma pequena mola interna.
Remova as flanges do suporte das ranhuras do pistão, a mola e agulha do pistonete.
Inspecione:
•Integridade no diafragma (Se o diafragma apresentar qualquer tipo de dano, mesmo que seja um pequeno furo, irá comprometer o funcionamento do carburador);
•Desgastes na extremidade da agulha;
•Desgaste ou danos do pistão de vácuo;
VÁLVULA DE CORTE DE AR
Mantenha a tampa pressionada com o dedo e solte os parafusos Philips. Isso se faz necessário por que há uma mola comprimida por esta tampa.
A seguir, remova a tampa da válvula, a mola e o diafragma.
Inspecione:
•Integridade do diafragma (Se o diafragma apresentar qualquer tipo de dano, mesmo que seja um pequeno furo, irá comprometer o funcionamento do carburador);
•Desgastes na agulha do diafragma.
CUBA DO CARBURADOR
Para retirar a cuba, é necessário primeiro retirar o parafuso de regulagem da marcha lenta. Desrosqueie totalmente o parafuso. A seguir, com uma chave Philips, solte o parafuso que prende o seu suporte (próximo à cuba).
Posicione o carburador de cabeça para baixo.
Solte os 4 parafusos Philips e retire a tampa.
Inspecione:
•Integridade do anel de vedação da cuba.
CÂMARA DA BÓIA
Retire o defletor (anti-ondas) do gicleur de alta.
Com uma chave de fenda fina, empurre o pino da bóia. Ele sai para ambos os lados.
Retire a bóia e a válvula da bóia.
Inspecione:
•O estado da agulha da bóia, quanto a desgastes na ponta e no pino superior de acionamento (que fica em contato com a bóia);
•O estado da sede da válvula quanto a desgaste;
•A integridade da bóia, quanto a furos, deformação ou presença de combustível dentro dela.
Para retirar o gicleur de alta, mantenha firme o pulverizador com uma chave estrela 8.0mm e com uma chave de fenda, desrosqueie o gicleur de alta;
Com a mesma chave estrela, desrosqueie o pulverizador;
Com uma chave de fenda, retire o gicleur de baixa;
Antes de retirar o parafuso de regulagem da mistura ar/combustível, aperte-o (sentido horário) contando o numero de voltas até que o mesmo assente.
Atenção! Não aperte demasiadamente o parafuso de mistura, pois poderá danificar sua agulha.
Depois de contar o número de voltas, desrosqueie totalmente o parafuso de mistura. Ele é composto pelo parafuso, mola, uma arrulea (assento da mola) e um anel o’ring (anel de vedação).
Inspecione:
•Desgaste ou obstrução nos gilcleurs e pulverizador;
•Desgaste na agulha do parafuso de mistura;
•Integridade do anel de vedação do parafuso de mistura.
BORBOLETA
Não há necessidade de desmontar a borboleta do carburador. Apenas verifique seu estado (empeno, quebra) e se há folga no eixo de acionamento.
LIMPEZA
Com todos os componentes desmontados, proceda a limpeza.
Em uma cuba com gasolina ou querosene, mergulhe o corpo do carburador, a tampa da câmara de vácuo, a tampa da válvula de corte de ar e a cuba e limpe-os usando um pincel de cerdas macias.
Passe um jato de água pelo carburador, principalmente nas passagens de combustível e ar para verificar eventuais obstruções.
A seguir, passe um jato de ar para secar esses componentes.
Limpe os gicleurs e pulverizador também com gasolina e querosene.
A seguir, passe um jato de ar para secar esses componentes.
Atenção! Não utilize materiais pontiagudos ou arame para limpar os gicleurs, pois irá riscá-los ou aumentar o diâmetro dos furos, comprometendo o funcionamento do carburador.
MONTAGEM
A montagem segue a ordem inversa da desmontagem aqui apresentada.
Preste atenção às seguintes dicas:
Altura da Bóia: Monte o conjunto bóia e agulha no carburador, colocando o pino de fixação. Com o carburador de cabeça para baixo, incline-o para frente até que a bóia toque levemente a agulha. Nessa posição, deve-se medir a altura da base do carburador (onde vai a cuba) até o ponto mais alto da bóia. Essa medida deve ser de 18,5mm nos carburadores VE83A (Sahara), VEA1A (Tornado) e VECAA (Falcon).
Caso esteja fora dessa medida, deve-se trocar o conjunto da bóia, pois essa não permite regulagem.
Instalação do Diafragma do Pistonete: Tenha atenção à montagem do diafragma do pistonete. Há uma lingüeta no diafragma que deve “casar” com um rebaixo no corpo do carburador. Por trás do carburador, coloque o dedo por baixo do pistonete para eleva-lo. Deixe o diafragma no formato de um guarda-chuva para facilitar o encaixe da borda do mesmo no corpo do carburador. Ainda mantendo o pistonete elevado, coloque a mola e a tampa da câmara de combustão.
REGULAGEM
Parafuso de Mistura:
Uma vez anotado o número de voltas do parafuso de mistura quando da sua retirada, basta colocá-lo novamente, rosqueá-lo (sem forçar) até o fim e desrosquear o número de voltas necessário.
A regulagem padrão é a seguinte:
VE83A (Sahara): 1 ¾ volta;
VEA1A (Tornado): 3 voltas;
VECAA (Falcon): 2 ½ voltas.
Para uma regulagem perfeita da mistura, proceda da seguinte forma:
a.Aqueça o motor até que alcance a temperatura ideal de funcionamento. Uma volta com a moto por uns 10 minutos é o suficiente;
b.Regule o parafuso da marcha lenta para que a rotação do motor fique próxima a 1300rpm;
c.Gire o parafuso de mistura (abrindo ou fechando) até que atinja uma rotação alta e dali não passe;
d.Baixe a rotação novamente para 1300rpm através do parafuso de regulagem da marcha lenta;
e.Repita os procedimentos “c” e “d” até que a rotação do motor suba suavemente;
f.Regule novamente o parafuso da marcha lenta até 1300rpm. Certifique-se que a marcha lenta não está oscilando.
Anexo
Vista Explodida do Carburador Keihin
1) Parafuso/presilha
15) Pino de articulação da bóia
2) Tampa da câmara de vácuo 16) Bóia/Válvula da cuba
3) Mola
17) Giclê principal
4) Pistão do carburador
18) Pulverizador
5) Suporte da válvula de agulha
19) Giclê da agulha
6) Mola
20) Giclê de marcha lenta
7) Válvula de agulha
21) Parafuso da mistura
Parafuso de aceleração
22) Mola
9) Arruela
23) Arruela/anel de vedação
10) Mola
24) Parafuso
11) Parafuso
25) Tampa da válvula redutora de ar
12) Cuba do carburador
26) Mola
13) Anel de vedação
27) Diagragma
14) Placa separadora
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Escrito por Alessandro Roberto Fuchs
20-Dez-2008
Vamos mostrar nesse passo a passo, como efetuar a limpeza e regulagem do carburador Keihin VE que equipa as motos Honda XR 250 Tornado, NX 350 Sahara e NX 4 Falcon. Os carburadores da linha VE tem como característica o acionamento à vácuo do pistonete, cabendo ao cabo do acelerador acionar apenas a borboleta. Outra característica desses carburadores é a falta de regulagem da agulha do pistonete e da altura da bóia.
PASSO-A-PASSO DO PROCESSO
Ferramentas necessárias:
•Chave de fenda média
•Chave de fenda pequena;
•Alicate;
•Chave Philips;
•Chave de boca 14,0mm;
•Chave estrela ou de boca 8.0mm
•Paquímetro.
Para retirar o carburador da moto, solte as braçadeiras dos dois coletores. Com uma chave de boca, desrosqueie o cabo do afogador e puxe o pistonete para fora. Aproveite para verificar o estado do pistonete quanto a desgastes e substitua se necessário. Solte os cabos de acelerador e retorno do tambor (acionador) da borboleta.
Procedimento:
Drene o carburador pelo parafuso de dreno da cuba, ou coloque o carburador na posição horizontal, para que a gasolina seja expelida pelo duto de respiro.
Passe um jato de água pelo carburador para retirar a sujeira mais grossa.
MANGUEIRAS
Retire a mangueira da válvula de corte do ar. Ela está presa em dois pontos: Na tampa da válvula e no venturi do carburador. Retire a mangueira de respiro do corpo do carburador (lado esquerdo) e a mangueira de dreno da cuba (parte de baixo do carburador).
Inspecione:
•Integridade das mangueiras.
•Se a mangueira da válvula de corte do ar apresentar qualquer tipo de dano, mesmo que seja um pequeno furo, irá comprometer o funcionamento do carburador.
CÂMARA DE VÁCUO
Segure o carburador na horizontal e mantenha o dedo indicador sobre a tampa da câmara de vácuo. Isso se faz necessário por que há uma mola comprimida por esta tampa. Remova os quatro parafusos.
Retire a tampa e a mola. A seguir, retire o diafragma/pistão de vácuo, empurrando o pistonete para cima com o dedo;
Para retirar a agulha do pistonete, use uma chave Philips para girar o suporte de agulha no sentido anti-horário.
Atenção! O suporte da agulha tem uma pequena mola interna.
Remova as flanges do suporte das ranhuras do pistão, a mola e agulha do pistonete.
Inspecione:
•Integridade no diafragma (Se o diafragma apresentar qualquer tipo de dano, mesmo que seja um pequeno furo, irá comprometer o funcionamento do carburador);
•Desgastes na extremidade da agulha;
•Desgaste ou danos do pistão de vácuo;
VÁLVULA DE CORTE DE AR
Mantenha a tampa pressionada com o dedo e solte os parafusos Philips. Isso se faz necessário por que há uma mola comprimida por esta tampa.
A seguir, remova a tampa da válvula, a mola e o diafragma.
Inspecione:
•Integridade do diafragma (Se o diafragma apresentar qualquer tipo de dano, mesmo que seja um pequeno furo, irá comprometer o funcionamento do carburador);
•Desgastes na agulha do diafragma.
CUBA DO CARBURADOR
Para retirar a cuba, é necessário primeiro retirar o parafuso de regulagem da marcha lenta. Desrosqueie totalmente o parafuso. A seguir, com uma chave Philips, solte o parafuso que prende o seu suporte (próximo à cuba).
Posicione o carburador de cabeça para baixo.
Solte os 4 parafusos Philips e retire a tampa.
Inspecione:
•Integridade do anel de vedação da cuba.
CÂMARA DA BÓIA
Retire o defletor (anti-ondas) do gicleur de alta.
Com uma chave de fenda fina, empurre o pino da bóia. Ele sai para ambos os lados.
Retire a bóia e a válvula da bóia.
Inspecione:
•O estado da agulha da bóia, quanto a desgastes na ponta e no pino superior de acionamento (que fica em contato com a bóia);
•O estado da sede da válvula quanto a desgaste;
•A integridade da bóia, quanto a furos, deformação ou presença de combustível dentro dela.
Para retirar o gicleur de alta, mantenha firme o pulverizador com uma chave estrela 8.0mm e com uma chave de fenda, desrosqueie o gicleur de alta;
Com a mesma chave estrela, desrosqueie o pulverizador;
Com uma chave de fenda, retire o gicleur de baixa;
Antes de retirar o parafuso de regulagem da mistura ar/combustível, aperte-o (sentido horário) contando o numero de voltas até que o mesmo assente.
Atenção! Não aperte demasiadamente o parafuso de mistura, pois poderá danificar sua agulha.
Depois de contar o número de voltas, desrosqueie totalmente o parafuso de mistura. Ele é composto pelo parafuso, mola, uma arrulea (assento da mola) e um anel o’ring (anel de vedação).
Inspecione:
•Desgaste ou obstrução nos gilcleurs e pulverizador;
•Desgaste na agulha do parafuso de mistura;
•Integridade do anel de vedação do parafuso de mistura.
BORBOLETA
Não há necessidade de desmontar a borboleta do carburador. Apenas verifique seu estado (empeno, quebra) e se há folga no eixo de acionamento.
LIMPEZA
Com todos os componentes desmontados, proceda a limpeza.
Em uma cuba com gasolina ou querosene, mergulhe o corpo do carburador, a tampa da câmara de vácuo, a tampa da válvula de corte de ar e a cuba e limpe-os usando um pincel de cerdas macias.
Passe um jato de água pelo carburador, principalmente nas passagens de combustível e ar para verificar eventuais obstruções.
A seguir, passe um jato de ar para secar esses componentes.
Limpe os gicleurs e pulverizador também com gasolina e querosene.
A seguir, passe um jato de ar para secar esses componentes.
Atenção! Não utilize materiais pontiagudos ou arame para limpar os gicleurs, pois irá riscá-los ou aumentar o diâmetro dos furos, comprometendo o funcionamento do carburador.
MONTAGEM
A montagem segue a ordem inversa da desmontagem aqui apresentada.
Preste atenção às seguintes dicas:
Altura da Bóia: Monte o conjunto bóia e agulha no carburador, colocando o pino de fixação. Com o carburador de cabeça para baixo, incline-o para frente até que a bóia toque levemente a agulha. Nessa posição, deve-se medir a altura da base do carburador (onde vai a cuba) até o ponto mais alto da bóia. Essa medida deve ser de 18,5mm nos carburadores VE83A (Sahara), VEA1A (Tornado) e VECAA (Falcon).
Caso esteja fora dessa medida, deve-se trocar o conjunto da bóia, pois essa não permite regulagem.
Instalação do Diafragma do Pistonete: Tenha atenção à montagem do diafragma do pistonete. Há uma lingüeta no diafragma que deve “casar” com um rebaixo no corpo do carburador. Por trás do carburador, coloque o dedo por baixo do pistonete para eleva-lo. Deixe o diafragma no formato de um guarda-chuva para facilitar o encaixe da borda do mesmo no corpo do carburador. Ainda mantendo o pistonete elevado, coloque a mola e a tampa da câmara de combustão.
REGULAGEM
Parafuso de Mistura:
Uma vez anotado o número de voltas do parafuso de mistura quando da sua retirada, basta colocá-lo novamente, rosqueá-lo (sem forçar) até o fim e desrosquear o número de voltas necessário.
A regulagem padrão é a seguinte:
VE83A (Sahara): 1 ¾ volta;
VEA1A (Tornado): 3 voltas;
VECAA (Falcon): 2 ½ voltas.
Para uma regulagem perfeita da mistura, proceda da seguinte forma:
a.Aqueça o motor até que alcance a temperatura ideal de funcionamento. Uma volta com a moto por uns 10 minutos é o suficiente;
b.Regule o parafuso da marcha lenta para que a rotação do motor fique próxima a 1300rpm;
c.Gire o parafuso de mistura (abrindo ou fechando) até que atinja uma rotação alta e dali não passe;
d.Baixe a rotação novamente para 1300rpm através do parafuso de regulagem da marcha lenta;
e.Repita os procedimentos “c” e “d” até que a rotação do motor suba suavemente;
f.Regule novamente o parafuso da marcha lenta até 1300rpm. Certifique-se que a marcha lenta não está oscilando.
Anexo
Vista Explodida do Carburador Keihin
1) Parafuso/presilha
15) Pino de articulação da bóia
2) Tampa da câmara de vácuo 16) Bóia/Válvula da cuba
3) Mola
17) Giclê principal
4) Pistão do carburador
18) Pulverizador
5) Suporte da válvula de agulha
19) Giclê da agulha
6) Mola
20) Giclê de marcha lenta
7) Válvula de agulha
21) Parafuso da mistura
Parafuso de aceleração
22) Mola
9) Arruela
23) Arruela/anel de vedação
10) Mola
24) Parafuso
11) Parafuso
25) Tampa da válvula redutora de ar
12) Cuba do carburador
26) Mola
13) Anel de vedação
27) Diagragma
14) Placa separadora
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