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LIMPAR O CARBURADOR É MUITO IMPORTANTE

3 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1LIMPAR O CARBURADOR É MUITO IMPORTANTE Empty LIMPAR O CARBURADOR É MUITO IMPORTANTE Qui 30 Set 2010 - 11:40

ERICK

ERICK
Admin

Limpeza e Regulagem dos Carburadores

Escrito por Alessandro Roberto Fuchs
20-Dez-2008

Vamos mostrar nesse passo a passo, como efetuar a limpeza e regulagem do carburador Keihin VE que equipa as motos Honda XR 250 Tornado, NX 350 Sahara e NX 4 Falcon. Os carburadores da linha VE tem como característica o acionamento à vácuo do pistonete, cabendo ao cabo do acelerador acionar apenas a borboleta. Outra característica desses carburadores é a falta de regulagem da agulha do pistonete e da altura da bóia.

PASSO-A-PASSO DO PROCESSO

Ferramentas necessárias:



•Chave de fenda média
•Chave de fenda pequena;
•Alicate;
•Chave Philips;
•Chave de boca 14,0mm;
•Chave estrela ou de boca 8.0mm
•Paquímetro.






Para retirar o carburador da moto, solte as braçadeiras dos dois coletores. Com uma chave de boca, desrosqueie o cabo do afogador e puxe o pistonete para fora. Aproveite para verificar o estado do pistonete quanto a desgastes e substitua se necessário. Solte os cabos de acelerador e retorno do tambor (acionador) da borboleta.



Procedimento:


Drene o carburador pelo parafuso de dreno da cuba, ou coloque o carburador na posição horizontal, para que a gasolina seja expelida pelo duto de respiro.

Passe um jato de água pelo carburador para retirar a sujeira mais grossa.



MANGUEIRAS

Retire a mangueira da válvula de corte do ar. Ela está presa em dois pontos: Na tampa da válvula e no venturi do carburador. Retire a mangueira de respiro do corpo do carburador (lado esquerdo) e a mangueira de dreno da cuba (parte de baixo do carburador).

Inspecione:


•Integridade das mangueiras.
•Se a mangueira da válvula de corte do ar apresentar qualquer tipo de dano, mesmo que seja um pequeno furo, irá comprometer o funcionamento do carburador.

CÂMARA DE VÁCUO

Segure o carburador na horizontal e mantenha o dedo indicador sobre a tampa da câmara de vácuo. Isso se faz necessário por que há uma mola comprimida por esta tampa. Remova os quatro parafusos.

Retire a tampa e a mola. A seguir, retire o diafragma/pistão de vácuo, empurrando o pistonete para cima com o dedo;

Para retirar a agulha do pistonete, use uma chave Philips para girar o suporte de agulha no sentido anti-horário.

Atenção! O suporte da agulha tem uma pequena mola interna.



Remova as flanges do suporte das ranhuras do pistão, a mola e agulha do pistonete.

Inspecione:


•Integridade no diafragma (Se o diafragma apresentar qualquer tipo de dano, mesmo que seja um pequeno furo, irá comprometer o funcionamento do carburador);
•Desgastes na extremidade da agulha;
•Desgaste ou danos do pistão de vácuo;

VÁLVULA DE CORTE DE AR

Mantenha a tampa pressionada com o dedo e solte os parafusos Philips. Isso se faz necessário por que há uma mola comprimida por esta tampa.
A seguir, remova a tampa da válvula, a mola e o diafragma.


Inspecione:

•Integridade do diafragma (Se o diafragma apresentar qualquer tipo de dano, mesmo que seja um pequeno furo, irá comprometer o funcionamento do carburador);
•Desgastes na agulha do diafragma.



CUBA DO CARBURADOR

Para retirar a cuba, é necessário primeiro retirar o parafuso de regulagem da marcha lenta. Desrosqueie totalmente o parafuso. A seguir, com uma chave Philips, solte o parafuso que prende o seu suporte (próximo à cuba).

Posicione o carburador de cabeça para baixo.
Solte os 4 parafusos Philips e retire a tampa.



Inspecione:


•Integridade do anel de vedação da cuba.


CÂMARA DA BÓIA

Retire o defletor (anti-ondas) do gicleur de alta.
Com uma chave de fenda fina, empurre o pino da bóia. Ele sai para ambos os lados.



Retire a bóia e a válvula da bóia.

Inspecione:


•O estado da agulha da bóia, quanto a desgastes na ponta e no pino superior de acionamento (que fica em contato com a bóia);
•O estado da sede da válvula quanto a desgaste;
•A integridade da bóia, quanto a furos, deformação ou presença de combustível dentro dela.



Para retirar o gicleur de alta, mantenha firme o pulverizador com uma chave estrela 8.0mm e com uma chave de fenda, desrosqueie o gicleur de alta;
Com a mesma chave estrela, desrosqueie o pulverizador;

Com uma chave de fenda, retire o gicleur de baixa;
Antes de retirar o parafuso de regulagem da mistura ar/combustível, aperte-o (sentido horário) contando o numero de voltas até que o mesmo assente.

Atenção! Não aperte demasiadamente o parafuso de mistura, pois poderá danificar sua agulha.

Depois de contar o número de voltas, desrosqueie totalmente o parafuso de mistura. Ele é composto pelo parafuso, mola, uma arrulea (assento da mola) e um anel o’ring (anel de vedação).
Inspecione:

•Desgaste ou obstrução nos gilcleurs e pulverizador;
•Desgaste na agulha do parafuso de mistura;
•Integridade do anel de vedação do parafuso de mistura.

BORBOLETA

Não há necessidade de desmontar a borboleta do carburador. Apenas verifique seu estado (empeno, quebra) e se há folga no eixo de acionamento.

LIMPEZA

Com todos os componentes desmontados, proceda a limpeza.

Em uma cuba com gasolina ou querosene, mergulhe o corpo do carburador, a tampa da câmara de vácuo, a tampa da válvula de corte de ar e a cuba e limpe-os usando um pincel de cerdas macias.

Passe um jato de água pelo carburador, principalmente nas passagens de combustível e ar para verificar eventuais obstruções.

A seguir, passe um jato de ar para secar esses componentes.

Limpe os gicleurs e pulverizador também com gasolina e querosene.
A seguir, passe um jato de ar para secar esses componentes.


Atenção! Não utilize materiais pontiagudos ou arame para limpar os gicleurs, pois irá riscá-los ou aumentar o diâmetro dos furos, comprometendo o funcionamento do carburador.

MONTAGEM

A montagem segue a ordem inversa da desmontagem aqui apresentada.
Preste atenção às seguintes dicas:

Altura da Bóia: Monte o conjunto bóia e agulha no carburador, colocando o pino de fixação. Com o carburador de cabeça para baixo, incline-o para frente até que a bóia toque levemente a agulha. Nessa posição, deve-se medir a altura da base do carburador (onde vai a cuba) até o ponto mais alto da bóia. Essa medida deve ser de 18,5mm nos carburadores VE83A (Sahara), VEA1A (Tornado) e VECAA (Falcon).

Caso esteja fora dessa medida, deve-se trocar o conjunto da bóia, pois essa não permite regulagem.

Instalação do Diafragma do Pistonete: Tenha atenção à montagem do diafragma do pistonete. Há uma lingüeta no diafragma que deve “casar” com um rebaixo no corpo do carburador. Por trás do carburador, coloque o dedo por baixo do pistonete para eleva-lo. Deixe o diafragma no formato de um guarda-chuva para facilitar o encaixe da borda do mesmo no corpo do carburador. Ainda mantendo o pistonete elevado, coloque a mola e a tampa da câmara de combustão.

REGULAGEM

Parafuso de Mistura:

Uma vez anotado o número de voltas do parafuso de mistura quando da sua retirada, basta colocá-lo novamente, rosqueá-lo (sem forçar) até o fim e desrosquear o número de voltas necessário.

A regulagem padrão é a seguinte:

VE83A (Sahara): 1 ¾ volta;
VEA1A (Tornado): 3 voltas;
VECAA (Falcon): 2 ½ voltas.

Para uma regulagem perfeita da mistura, proceda da seguinte forma:



a.Aqueça o motor até que alcance a temperatura ideal de funcionamento. Uma volta com a moto por uns 10 minutos é o suficiente;
b.Regule o parafuso da marcha lenta para que a rotação do motor fique próxima a 1300rpm;
c.Gire o parafuso de mistura (abrindo ou fechando) até que atinja uma rotação alta e dali não passe;
d.Baixe a rotação novamente para 1300rpm através do parafuso de regulagem da marcha lenta;
e.Repita os procedimentos “c” e “d” até que a rotação do motor suba suavemente;
f.Regule novamente o parafuso da marcha lenta até 1300rpm. Certifique-se que a marcha lenta não está oscilando.


Anexo



Vista Explodida do Carburador Keihin



1) Parafuso/presilha
15) Pino de articulação da bóia

2) Tampa da câmara de vácuo 16) Bóia/Válvula da cuba
3) Mola
17) Giclê principal

4) Pistão do carburador
18) Pulverizador

5) Suporte da válvula de agulha
19) Giclê da agulha

6) Mola
20) Giclê de marcha lenta

7) Válvula de agulha
21) Parafuso da mistura

Cool Parafuso de aceleração
22) Mola

9) Arruela
23) Arruela/anel de vedação

10) Mola
24) Parafuso

11) Parafuso
25) Tampa da válvula redutora de ar

12) Cuba do carburador
26) Mola

13) Anel de vedação
27) Diagragma

14) Placa separadora




[img]LIMPAR O CARBURADOR É MUITO IMPORTANTE Keihim11[/img]

http://twitter.com/erickcavalcante

Thiago Queiroz


Trilheiro

Bom dia Erick sou novo no forum e ñ sei como manuseiar ainda, tudo bom? Sou do interior pertinho de Recife, São Vicente Férrer, não sei se você conhece, estou querendo comprar uma xr 200 e vi no site bira motos umas xr com kit crf bem legais, gostaria de saber se vc tem conhecimento deste site. (www.biramoto.com.br).

ERICK

ERICK
Admin

Oi Thiago. Não quero falar mal de niguem, mas quando a esmola é grande o cego desconfia um kit da CRF custa + ou - 800,00 na foto tem freio a disco atraz seria mas uns 400,00 no minimo ai pneus e protetor de guido e mãos este preço e não é normal é melhor se a pronfundar bem antes de pagar estar muuuuuuuuuiiitooooo barato

http://twitter.com/erickcavalcante

Thiago Queiroz


Trilheiro

Obrigado Erick. Vou dar uma estudada, muito estranho, as motos estão muito baratas. Valeu. Qualquer coisa te procuro. Abraço

Thiago



Thiago Queiroz escreveu:Obrigado Erick. Vou dar uma estudada, muito estranho, as motos estão muito baratas. Valeu. Qualquer coisa te procuro. Abraço


Thiago este site é golpe, veja abaixo o que encontrei em outro forum:

http://www.clubedasmotocas.com/portal/forum/2-Duvidas/73783-iniciante-motocross.html



fofopl escreveu:
É mesmo cara, não tinha pensado nela não, eu moro em uma cidade que não tem nada, achei este site aqui, vcs conhecem, os preços parecem que estão bons, até tornado de 3 mil tem, olhem aí www.biramoto.com.br
CUIDADO
é golpe

De: Edu Chaves [ educhaves@dglnet.com.brEste endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email ]
Repassando - Golpe em Americana na www.BiraMoto.com.br " CUIDADO"


Pessoal esta sendo investigado pela polícia de Americana que já foi comunicada
mas mesmo assim vale a dica.
Uma loja virtual cujo endereço de web é www.biramoto.com.br que vende motos a preços
muito abaixo esta sendo procurado os donos pois os mesmos só atendem via MSN os fones
não funcionam e já são inumeros clientes lesados, ontem a tarde 4 pessoas de Jundiaí
estiveram no endereço da loja na Vila Redher e nada , todos depositaram 500,00 r$ de sinal
orientados via "MSN" para a compra de motos.
Portanto cuidado avisem os amigos trilheiros e revendedores de moto, embora só caem porque sempre estão atrás de milagres dos preços baixos.
O endereço da Loja a Rua Antonio vieira Melo não existe em americana , o nome da rua esta alterado a rua existente é Antonio Vieira. Abaixo a imagem do site que ainda esta no ar.

Cuidado pessoal com os preços das motos...

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