A nova Yamaha XTZ 250 Lander e a concorrente Honda XR 250 Tornado. As duas 250 se caracterizam pelo estilo misto, isso todo mundo sabe!,
Em 25 anos moto 250cc só KLX de uso misto. Mas a Yamaha lançar sua 250, por isso havia tanta expectativa em torno da Lander. Principalmente pela novidade da injeção eletrônica.(será que é bom? E se de problema?). Daí a urgente necessidade de fazer um comparativo completo.
Na hora de abastecer, a Lander fez média de 29,2 km/litro, enquanto a Tornado fez 30,2. (fonte revista “DUAS RODAS”) cadê a vantagem da injeção eletrônica da Yamaha, foi superada pela 6° marcha da tornado que na Lander é até a 5° marcha.
O pneu dianteiro mais fino da Lander, prejudica um pouco em trechos de lama barrenta, a frente afundava demais no piso mole. Por outro lado, pneu mais fino significa menor peso. Comparando as fichas técnicas
Percebemos que a Lander tem 4 kg a menos que a Tornado.
Também aproveitamos para testar o dispositivo que desliga a injeção quando a Lander inclina a 65º em relação ao solo. O desligamento não é automático, mas um timer permite que funcionando ainda por um minuto antes de apagar. Testamos na prática nas várias vezes que ela tombou no chão e continuou funcionando
Fazendo uma analise entre as duas com pontos fortes e pontos fracos;
Em 25 anos moto 250cc só KLX de uso misto. Mas a Yamaha lançar sua 250, por isso havia tanta expectativa em torno da Lander. Principalmente pela novidade da injeção eletrônica.(será que é bom? E se de problema?). Daí a urgente necessidade de fazer um comparativo completo.
Na hora de abastecer, a Lander fez média de 29,2 km/litro, enquanto a Tornado fez 30,2. (fonte revista “DUAS RODAS”) cadê a vantagem da injeção eletrônica da Yamaha, foi superada pela 6° marcha da tornado que na Lander é até a 5° marcha.
O pneu dianteiro mais fino da Lander, prejudica um pouco em trechos de lama barrenta, a frente afundava demais no piso mole. Por outro lado, pneu mais fino significa menor peso. Comparando as fichas técnicas
Percebemos que a Lander tem 4 kg a menos que a Tornado.
Também aproveitamos para testar o dispositivo que desliga a injeção quando a Lander inclina a 65º em relação ao solo. O desligamento não é automático, mas um timer permite que funcionando ainda por um minuto antes de apagar. Testamos na prática nas várias vezes que ela tombou no chão e continuou funcionando
Fazendo uma analise entre as duas com pontos fortes e pontos fracos;
Marca/modelo | Yamaha XTZ 250 Lander</SPAN> | Honda XR 250 Tornado</SPAN> |
Conjunto ótico | Mas bonito e moderno. | Mas contemporâneo, porem agrada. |
Freios | Apesar de freio a disco trazeiro, o da Fazer é melhor. | Eficiente, porem poderia ter o freio a disco trazeiro |
Motor | Muito bom em qualquer rotação. | Eficiente e muito durável o duplo comando ajuda. |
Painel | Completo apesar que o conta-giros digital não tem uma leitura tão rápida como analógico. | Fácil leitura porem a ausência do conta-giros deixa muito atrás do seu concorrente. |
Cambio | Bom para o perímetro urbano e nas trilha porem ruim nas estrada elevando o consumo. | Um conjunto muito bom com ótimas relações e a 6° que deixa mas econômica. |
Suspensão | Boa e muito confortável | Melhor que a da Lander e fica mais confortável devido a posição de pilotar. |