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Dicas de preparação XR 200 POR ERIK ARAUJO

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ERICK


Admin
Citação:
PREPARAÇÃO DA XR200 POR ERIK ARAUJO

Olá, meu nome é Erik e fui indicado pelo Adalto para responder as perguntas de quem anda com a valente XR200 nas trilhas desse Brasil afora. Vamos lá então! Sou usuário de uma XR200 com Kit 240cc e fiz o que pude com ela no quesito de preparação. E desde então a mesma vem me correspondendo conforme o desejado. Vou definir aqui item por item que pode ser preparado, para quê serve e em que terreno será melhor usado.

Vamos começar por :

-> PREPARAÇÃO DO MOTOR

* preparação do cabeçote para receber um novo kit de potência (o mecânico poderá te auxiliar nesta explicação, você terá que abrir a camisa)

* instalação do kit de potência. No meu caso optei pelo kit 240 cc com biela forjada, por ficar com um torque mais agressivo em altas rotações, porém existem kits de 220 cc que respondem da mesma forma em baixa rotação e tem vida util maior valorizando o custo beneficio.
OBS: por eu gostar de uma pilotagem mais agressiva resolvi colocar este, porém para Enduro de Regularidade o kit 220cc responde da mesma forma que o kit 240cc. Apenas em cross country e Enduro FIM que se pode notar a diferença, portanto é melhor analisar bem antes de adquirir um desses kits. Eu andei em uma moto com Kit 220cc para formar esta opinião.

* instale o CDI digital que não corta o giro do motor. No caso da XR200 é essencial este item pois a mesma corta o giro quando é usada em subidões que precisam de um torque a mais para poder transpo-lo.

* Alivie o peso do magneto. Também outro item indispensável, pois a XR200 não é boa de ganho de rotação. Este é um dos seus maiores defeitos. Mesmo em motos sem kit de potência é interessante está preparação.

* Trabalhe o carburador. Um bom mecânico irá saber qual a quantidade certa de regulagem q o parafuso de ar precisará, fará um trabalho de abertura do venturi, gigle, etc. Este item será de extrema importância que seja feita por um mecânico que entenda de OFF-ROAD para conseguir o melhor ajuste. OBS: estou em teste com um carburador de TORNADO mas estou vendo que o carburador de XR200 bem trabalhado é muito bom, um dos melhores carburadores nacional.

* Use peças especiais na embreagem pois para agüentar a queima de embreagem e necessário uma boa preparação. Nunca se esqueça de colocar sempre peças originais HONDA pois as paralelas tem vida util muito curta no mundo OFF-ROAD. Não sei especificar exatamente os itens a serem preparados mas um bom mecânico saberá. Apenas lembre-o que este item terá que ser visto, uma fez que esquecido pode ter trazer problemas muito rapidamente.

* Comandos preparados da marca DABLIO. Foram os únicos que usei até hj e com certeza fazem a diferença em uma pilotagem em alta, mas cuidado na hora da regulagem pois podem afetar a pilotagem na baixa rotação uma vez que deixa a moto muito agressiva. Este item não é apropriado para motos preparadas com motor 240cc pois a mesma perde bastante da LENTA. Eu uso no meu kit mas como disse gosto deste tipo de pilotagem " 4 tempos com cara de 2tempos ".

* Revise todos os parafusos, juntas e retentores do motor pois com a preparação exigirá muito destas peças.


-> PREPARAÇÃO DA SUSPENÇÃO

Vamos falar do ponto mais fraco da XR200 e que tem que ser bem cuidado pois pode influenciar muito em uma pilotagem segura e rápida.

* Prepare a suspensão dianteira usando válvulas especiais, óleo especiais para a competição OFF- ROAD pois são de melhor retorno no resultado que se é esperado. Faça também a preparação de aumento de curso da suspensão pois a original quando muito exigida chega em seu curso máximo facilmente. Existem empresas muito competentes para esta preparação tome cuidado com a picaretagem.

* A suspensão traseira não há muito a ser feito, apenas troque a válvula e o óleo do amortecedor. Se for caso de um investimento maior coloque uma botija de gás e retrabalhe o amortecedor, porém vai te gerar um custo muito alto e desnecessário para a pratica de trilhas. Cuidado ao usar alongadores de suspensão, em caso de descidas muito acentuadas ele pode prejudicar a pilotagem rápida e agressiva nas descidas, porém ajuda muito nas subidas.

-> PREPARAÇÃO DE PERIFERICOS DA XR200

* Prepare o Filtro de Ar retirando os excessos de objetos originais. Coloque uma espuma de filtro preparada para uso OFF-ROAD e também use óleo para filtro especial, pois depois de tirar a proteção do filtro a moto passa a respirar mais e assim se contaminar com a poeira mais facilmente prejudicando o rendimento da moto e até mesmo a vida util do motor.

* Troque as pedaleiras originais por pedaleiras mais largas. Elas te auxiliam na pilotagem em pé, fazendo ter mais conforto na tocada.

* Faça um enchimento no banco da moto. A XR200 tem a desvantagem de ter uma ciclistica ruim para a pilotagem sentado em um percurso muito longo. Vá a um capoteiro e peça para preencher aquela parte mais funda do banco o famoso " COLA SACO ". Vc sentirá a diferença após 3 horas de trilhas. Eu uso e aprovo na pratica de enduro de regularidade e velocidade.

* Troque o Guidão por um de postura mais agressiva e alta. Exemplo os guidões FAT BAR lhe dará uma pilotagem mais segura e menos cansativa ao pilotar de pé na moto. Eu uso o Guidão OxxY mas existem varias marcas no mercado. Este item deve ser analisado conforme o estilo do piloto, mas vale lembrar que é necessário para uma boa tocada.

* Nunca Use Aceleradores rápidos em motos com kit de potência.

* Instale um protetor de Motor e Protetores de Mão.

* Prenda as manoplas com arame, para que em caso de chuva não fique escorregando do guidão.

* Use capa de banco anti-derrapante.

*Não deixe de ter um farol em sua moto no caso da pratica de trilhas.

* Use pneus de leves na traseiro, exemplos Rinaldi RW 33 100/110, Metzeler MC 5 100/100, estes são de otimo desempenho.

* Use relação 48 por 13 em motos com kit de potência e 48 por 12 em motos com cilindrada original.

* Troque o bracinho de freio pelo bracinho da CG. Ele é maior e melhora o freio de uma forma que vocês não irão acreditar, só depois que colocar que irá entender. Parece pouco mas faz muito diferença na hora de acelerar, vc fica confiante na frenagem.

* Coloque travas nas rodas dianteira e traseira e use também câmaras reforçadas para OFF-ROAD.

Bom falei de toda a preparação que usei na minha moto e que aprovei e venho tendo resultados significativos com esta moto, mesmo correndo ao lado de Tornados e motos importadas. Com certeza um mecânico bem gabaritado pode lhe fornecer informações ainda mais precisas do que as minhas, mas tome cuidado na escolha do mecânico. Tudo que falei refere-se a minha pilotagem e o quanto pude investir. Sendo assim se quiser mais informações e estiver no meu gabarito responderei com muito prazer. Posso ser encontrado tb pelo:

MSN: erik_vicosa@hotmail.com
ORKUT: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=6865061513047377543


Ver perfil do usuário http://twitter.com/erickcavalcante

alegrosso


Trilheiro
muito boas essas dicas valeu

Ver perfil do usuário

ERICK


Admin
alegrosso escreveu:muito boas essas dicas valeu

Esta dica me fez colocar um kit 240cc retrabalhando o carburador e colocando tambem um comando com 1grau a + que o da CRF 230, estou amciando o motor ainda, mas mudou e muito e para melhor, estava cansado de ficar para traz nos estradões agora estou de igual ou ate melhor que as CFR 230 e as Tornados, acho que o desempenho ficou melhor que o esperado.
Kit com pistão 70mm R$ 620,00
Comando bbr para crf R$ 170,00
Retrabalho do carburador R$ 120,00 (feito mec especializado)
Retrabalho da embreagem R$ 45,00
Mão-de-obra R$ 150,00
TOTAL R$ 1.105,00
valeu por cada centavo

Ver perfil do usuário http://twitter.com/erickcavalcante

4default Parabéns cara! em Seg 21 Mar 2011 - 11:20

diego


Trilheiro
Ae Erick,

Pow cara a moto deve ter ficado muito braba!

Estou me recuperando de um acidente que sofri em novembro,
numa trilha em igarassu.
Tenho uma XR200, com CDI digital, relação 48x12, guidão fat, acelerador rápido, freio a disco na traseira.
A moto quase se acaba, foi embora carenagem, banco rasgou, aro dianteiro empenou. Agora que estou começando a consertar ela, porém o único problema é que a oficina que ajustava ela fechou.

Agora estou com um problemão, pois estou sem carro e moro na caxangá,
não conheço mais oficina nenhuma por perto.
Teria alguma sugestão de oficina de responsa para Off-road?

Vou colocar a roupa de CRF na minha, mas só depois de revisar a mecânica e elétrica da moto.

Vlw brother, abração.

diegorbastos@gmail.com

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5default pregunta em Seg 10 Out 2011 - 14:07

hola estoy en uruguay y tengo una xr200, con kit 220 y arbol preparado, queria saber, si me podias decir que le hiciste en el carburador, saludos y gracias

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